3 Estratégias para Otimizar Consumo de Combustível

3 Estratégias para Otimizar Consumo de Combustível: Redução de Despesas e Aprimoramento de Desempenho Veicular

Meros atos minúsculos podem originar impacto notável no tocante à economia; confira sugestões de um especialista versado no assunto.

Repletar o tanque, ocupar metade do reservatório, gasolina, etanol, gasolina aditivada, premium. Realizar o abastecimento de um veículo pode transparecer como uma ação simplista, porém, em verdade, as sutilezas são tão numerosas que se faz imprescindível assimilá-las para embasar escolhas lúcidas. Inserido nesse panorama, jaz a necessidade de apreender determinados conceitos.

A economia de combustível, exemplificativamente, não encontra correlação direta com a cifra atrelada ao reabastecimento. Inúmeros outros fatores influenciam a eficiência energética do automóvel.


RELACIONADO:

Automóveis e Motocicletas tem 48% dos Participantes de Consórcios

José Debiasi, diretor operacional da distribuidora de combustíveis ON Petro, proferiu três orientações concisas que, quando incorporadas, propiciam economia em seu cotidiano:

1. Mantenha Calibragem Contínua dos Pneus

Ocasionalmente, isso pode parecer desprovido de vínculo, entretanto, conservar os pneus com calibragem adequada diminui a resistência com a superfície, culminando em maior eficácia e performance. Noutros termos, o veículo torna-se mais produtivo e, por consequência, consome menor volume de combustível.

“Adequar a pressão dos pneus não apenas engendra economia de combustível, mas também reduz emissões gasosas e alonga a vida útil do pneu”, esclarece Debiasi. De forma sucinta, esse ato duplamente proveitoso, além de reverberar na ecologia por meio da regular calibragem.

2. Averigue Origem do Combustível

Infundir o veículo com combustível de excelência assume relevância indubitável, pois qualquer adulteração acarreta desgaste à mecânica automotiva. “Por vezes, uma gasolina adulterada, por exemplo, não acarreta grave dano ao motor. Entretanto, sua eficiência é substancialmente inferior.

A ilusão de economia dissipa-se, pois o gasto real é mais elevado”, discorre Debiasi.

Cabe selecionar uma fonte confiável para o reabastecimento, promovendo familiaridade com o posto.

“Talvez pareça trivial e, com frequência, esse detalhe passa despercebido, contudo o nome do estabelecimento, sua estrutura, tais aspectos despontam como indicativos de confiabilidade.

Se não houver familiaridade, aconselha-se pesquisa online prévia ao abastecimento. A qualidade do combustível reflete em seu rendimento, e estabelecimentos de renome asseguram essa garantia”, declara o diretor operacional.

3. Ar-Condicionado: Comedido na Cidade, Estratégico na Estrada

Verdade, o ar-condicionado acarreta consumo de combustível. Isso não se restringe ao reino das falácias.

“O ar-condicionado abriga um compressor que se conecta ao motor. Cada acionamento desse compressor consome combustível”, ilustra Debiasi. Portanto, em contextos urbanos, convém abster-se de utilização excessiva.

Enquanto nas rodovias, é mais prudente vedar as janelas e acionar o ar-condicionado. Isso resulta da mutação na aerodinâmica do veículo causada pelo influxo de ar, resultando em degradação do desempenho veicular e aumento de consumo de combustível.

A respeito da ON Petro

ON Petro surgiu com o desiderato de revolucionar a distribuição de combustíveis, pautando-se na experiência acumulada por um grupo com mais de seis décadas de atuação, e por especialistas em prover o melhor combustível, valendo-se de logística íntegra.

ON Petro Distribuidora comercializa gama de produtos, nacionais e importados, para assegurar constante provimento a clientes, mesmo nos ápices da demanda. Dentre eles: Diesel S10 e Diesel S500, comuns e aditivados; Gasolina Comum e Aditivada; Etanol Hidratado e ON Blue Arla 32. Seu portfólio abarca Postos Bandeira Branca, TRRs e corporações de grande porte (agronegócio, frotistas).

Destaque recente pautou-se no lançamento da refinaria ON Blue, a mais avançada na produção de ARLA 32. Esse produto, composto por água desmineralizada e ureia automotiva 100%, alinha-se às normativas Euro 5 (europeias) e PROCONVE P7 (brasileiras), visando redução de emissões poluentes atmosféricas.

ON Petro congrega mais de 250 colaboradores, uma frota de 200 veículos pesados e 9 filiais, suprindo cerca de 3000 clientes em oito estados brasileiros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Projeta-se expansão para Tocantins e Maranhão em breve.

No início de 2022, a expansão encontrou marco na inauguração da primeira unidade ON Petro em Curitiba.

Em 2023, a segunda unidade abriu portas na capital paranaense, em Jardim Ambiental. Até o final do ano, mais duas unidades serão inauguradas: na BR 277, rota para Paranaguá, e na Rua Euclides da Cunha, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. A perspectiva vislumbra ultrapassar 50 postos ON Petro ao longo de cinco anos, pelo Sul e Centro-Oeste do Brasil.

SOBRE O AUTOR
Yasmain
Olá sou a redatora chefe desse site. Amo em escrever assuntos sobre carro moto, caminhões e muito mais que tenha. Espero que todos gostem de nossas postagem aqui no site.

RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2024 - Sonho Sobre Roda | Seu Portal De Noticias Automotivo!
Você conheça carro mais caro de 2024? Conhaça nova Suzuki GSX-S1000GX+ 2024 Detalhes da nova Honda Super Cub C125 2024 BMW S 1000 RR 2024: conheça os detalhes dessa nova moto Conheça novo BMW Série 5 2024