Automóveis e Motocicletas tem 48% dos Participantes de Consórcios

Pesquisa Desvela: 48% dos Participantes de Consórcios Optam pela Modalidade de Aquisição de Automóveis e Motocicletas
No entanto, um levantamento pioneiro da SoluCX revela que a complexidade de obtenção da contemplação e as elevadas tarifas administrativas afastam os clientes dessa modalidade.

O consórcio se destaca como uma das principais opções de aquisição de bens de alto valor entre os brasileiros.

A SoluCX, líder na área de pesquisas de satisfação e Net Promoter Score (NPS) no Brasil, empreendeu um estudo para compreender a vivência dos brasileiros com essa modalidade.

O setor imobiliário registrou a maior proporção de participantes consorciados, sendo o objetivo de 40,5% dos envolvidos.

Outros 29,8% mencionaram a compra de automóveis, enquanto 18,3% indicaram as motocicletas. Em outras palavras, 48,1% se uniram ou se unem a um consórcio visando adquirir um meio de transporte.

De acordo com informações fornecidas pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor de consórcio conquistou seu auge histórico no primeiro semestre de 2023, com transações que totalizaram mais de R$ 144 bilhões em créditos comercializados, um incremento de 20,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.


RELACIONADO:

PETRONAS e iFood Unem Forças para Ofertar Lubrificantes

Entretanto, a pesquisa aponta que ainda existe uma lacuna em termos de maturidade e conhecimento sobre esse tema.

Ao analisar os resultados, verifica-se que 43% dos participantes sequer têm conhecimento sobre grupos de consórcios.

Por sua vez, 50% declaram possuir um nível baixo ou muito baixo de compreensão sobre o assunto.

A falta de entendimento também figura como a terceira resposta mais frequente dada pelos consumidores quando questionados sobre o principal fator que os desmotivaria a aderir a um consórcio.

Experiências Precedentes e Período de Espera

A pesquisa também concluiu que mais de 23% dos consumidores brasileiros já experimentaram ou ainda experimentam essa prática. Os resultados apontaram que 65% dos participantes de consórcios tiveram experiências positivas, no entanto, existe espaço para aprimoramentos.

Quando os entrevistados foram indagados acerca de aspectos específicos da jornada, tais como transparência, sistemas de acesso a informações e suporte ao cliente, os resultados oscilaram entre as categorias “positivo” e “mediocre”.

O levantamento realizado pela SoluCX desvendou o principal impedimento para os consumidores brasileiros adotarem consórcios: o período de espera pela contemplação, correspondendo a 30% das respostas.

Consórcios

Consórcios de motos

Em segundo lugar, figuram as elevadas taxas administrativas, responsáveis por 21% das respostas.

Os participantes também foram questionados sobre o intervalo de tempo considerado ideal para a contemplação nas três principais categorias de consórcios.

No setor imobiliário, 50% dos consumidores consideram até 2 anos como o prazo adequado. Já para os veículos, 38% afirmam que entre 6 meses e 1 ano é o período ideal.

Por fim, no caso dos consórcios de serviços, 59% acreditam que o período ideal é de até 1 ano.

O estudo revelou mais detalhes sobre a experiência dos brasileiros com consórcios.

A pesquisa ouviu 2.414 opiniões entre os dias 12 e 17 de junho, e o relatório completo pode ser baixado gratuitamente AQUI.

Sobre a SoluCX:

A SoluCX é a colaboradora das empresas vencedoras na era das experiências. Dando voz a mais de 40 milhões de clientes anualmente. Por meio de um ecossistema abrangente de soluções em Experiência do Cliente, oferece educação, consultoria e tecnologia para gerar insights e captar as opiniões dos clientes, além de reconhecer profissionais e empresas que se sobressaem na era da centralização no cliente.

SOBRE O AUTOR
Yasmain
Olá sou a redatora chefe desse site. Amo em escrever assuntos sobre carro moto, caminhões e muito mais que tenha. Espero que todos gostem de nossas postagem aqui no site.

RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2024 - Sonho Sobre Roda | Seu Portal De Noticias Automotivo!
Você conheça carro mais caro de 2024? Conhaça nova Suzuki GSX-S1000GX+ 2024 Detalhes da nova Honda Super Cub C125 2024 BMW S 1000 RR 2024: conheça os detalhes dessa nova moto Conheça novo BMW Série 5 2024