Chassi do carro: conheça detalhes dessa importante peça

Chassi do carro: conheça detalhes dessa importante peça

A rede Super Visão Inspeções Automotivas lista as principais informações sobre o assunto e a importância das inspeções veiculares para a detecção de adulterações

É muito comum falarmos sobre o chassi ou número do chassi de um veículo, principalmente durante o processo de negociação de compra de um carro ou de um veiculo usado ou seminovo.

O número do chassi você sabe para que serve? Preciso ficar atento a esse item na hora de comprar um veiculo usado ou seminovo?

Hoje vamos falar tudo sobre chassis!

Para que serve o número do chassi?

O VIN é o número de identificação exclusivo do veículo. A partir desta chave é possível saber todas as informações sobre o carro como marca, modelo, país de origem, marca, tipo de veículo, modelo e local de fabricação. No total, o número possui uma marca de 17 caracteres composta por letras e números.


RELACIONADO:

DAF Caminhões dobra a capacidade de treinamentos técnicos

E os códigos de chassis permitem que as montadoras retirem os veículos do mercado, se necessário, em caso de mau funcionamento que possa colocar as pessoas em risco. No caso de um recall, a numeração também é importante.

Como descubro o número do chassi do meu carro?

Dependendo do modelo e marca do veículo, você pode encontrar o número do chassi do seu carro em diferentes lugares. Aqui estão alguns locais possíveis:

Para veículos maiores como (caminhões, ônibus, picapes grandes), o número do chassi costuma ser gravado na longarina;

Para veículos com construção inteiriça, como carros de passeio (hatchbacks, sedãs, SUVs, picapes leves) e vans com modelos mais recentes, o número pode ser inscrito em vários locais, como painéis de incêndio, pisos, espera de torres de amortecedores.

A gravura sempre foi padronizada e esculpida em baixo-relevo.

Remarcação de chassi

A anotação do código do chassi traz consequências como possível depreciação do carro em relação à tabela Fipe. Os números de código devem estar totalmente visíveis e livres de qualquer coisa que dificulte a sua leitura.

As marcações do chassi podem ser necessárias em determinadas circunstâncias, como oxidação natural (ferrugem) ou desgaste na área marcada do chassi, umidade excessiva, danos por acidentes e situações de sinistros.

Tais consequências podem gerar problemas na hora de revender o veículo e até dificultar a obtenção de financiamento. Vale ressaltar que a remarcação do chassi é um procedimento que deve ser autorizado pelo DETRAN local.

É importante ressaltar que comentários sobre números de chassis não autorizados pelo Detran são considerados adulteração e são considerados crime.

Como saber se o chassi de um carro foi adulterado?

O número do chassi de um veículo pode ser adulterado riscando, polindo ou até mesmo forjando para receber um número diferente. A maneira mais segura de identificar evidências de adulteração do chassi é com uma inspeção do veículo. Os profissionais irão inspecionar todos os pontos estruturais do carro, inclusive o chassi, em busca de suspeitas de adulteração.

A Super Visão é uma das maiores redes de franquias na área de inspeção veicular do Brasil, oferecendo diversos serviços como:


RELACIONADO:

Vendas de pneus batem recorde e caem 1,9% até abril

Certicar® Inspection: É o mais completo do mercado e é destinado a clientes que desejam conhecer os detalhes de seus carros. Ele analisa diversos itens como pintura e carroceria, conjunto de estrutura, presença de itens acessórios e o histórico do carro. Com ele, você pode evitar alguns problemas futuros.

Inspeções Preventivas: Também muito procuradas por interessados ​​em mais tranquilidade quando vai negociar um veículo. Com ele, o vendedor valoriza e promove a venda porque atesta sua boa procedência em laudo técnico de empresa idônea, além de maior proteção porque o laudo o isenta de qualquer modificação ou adulteração. evita fraudes e consegue um veículo adulterado ou com reparos estruturais. Ele analisa os pontos de identificação do veículo, a presença de grandes reparos estruturais e o histórico do carro.

Inspeção de pintura: exibe todos os detalhes sobre a pintura do veículo e verifica se há ferrugem, rachaduras, amassados, arranhões, cortes e áreas ‘queimadas’.

SOBRE O AUTOR
Yasmain
Olá sou a redatora chefe desse site. Amo em escrever assuntos sobre carro moto, caminhões e muito mais que tenha. Espero que todos gostem de nossas postagem aqui no site.

RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2024 - Sonho Sobre Roda | Seu Portal De Noticias Automotivo!
Você conheça carro mais caro de 2024? Conhaça nova Suzuki GSX-S1000GX+ 2024 Detalhes da nova Honda Super Cub C125 2024 BMW S 1000 RR 2024: conheça os detalhes dessa nova moto Conheça novo BMW Série 5 2024