Crescimento vendas de veículos elétricos registra aumento de 51%

Venda de veículos elétricos registra crescimento de 51% e atinge quase 20 mil unidades

De acordo com um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), as vendas de automóveis elétricos no Brasil aumentaram em 51% no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando 19.579 unidades.

Esse aumento de venda veículos elétricos e bom?

Esse resultado representa o melhor desempenho desde o início do registro, em 2012. A pesquisa também aponta que essa tendência de crescimento deverá se manter nos próximos meses, impulsionada pelo lançamento de novos modelos.

Rodrigo Chinen, especialista em desenvolvimento de novos negócios da Lubrizol, empresa fornecedora de produtos químicos especiais para os setores de transporte, indústria e consumo, enfatiza a importância de novas tecnologias que tornem os veículos ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis.


RELACIONADO:

Toyota GR86 2023: Fotos, preço e desempenho

Ele destaca que o objetivo não é apenas reduzir o consumo de combustíveis que poluem o meio ambiente, emitindo dióxido de carbono (CO2), mas também produzir carros com componentes recicláveis e reutilizáveis.

Chinen afirma que atualmente é possível utilizar componentes recicláveis em várias partes de um veículo.

O termoplástico de poliuretano (TPU) é um material altamente versátil e sustentável, permitindo a fabricação de estofamento em couro sintético, bem como cabos para o sistema elétrico do automóvel.

Além de serem recicláveis, os produtos criados com TPU são mais leves, resistentes a abrasões, rasgos e possuem alta durabilidade.

Soluções em TPU para automóveis

No estofamento dos veículos, é comum o uso de couro, seja natural ou sintético. No entanto, Chinen destaca que os materiais atualmente utilizados na maioria dos carros não são sustentáveis, pois não podem ser reciclados.

Por isso, a Lubrizol desenvolveu o ESTANE®TPU, um estofamento feito com matéria-prima totalmente vegana, que possibilita a reciclagem.

Essa solução não agride o meio ambiente, é resistente ao calor, abrasões e rasgos, além de oferecer o mesmo conforto do couro natural, sendo extremamente durável.


RELACIONADO:

Conheça carros esportivos de compra compartilhada da Prime You

O TPU utilizado no estofamento dos bancos também pode revestir os painéis de instrumentos, guarnições, coberturas do botão de engrenagem, compartimentos internos das portas e outros componentes. O termoplástico pode ser utilizado como matéria-prima para adesivos aplicados no interior do veículo.

Outra linha desenvolvida pela Lubrizol é o BIO TPU, produzido com base biológica e reutilizável. Chinen explica que esse material se destaca pela sua sustentabilidade, resistência química a altas temperaturas, raios UV e hidrólise, baixa densidade e boa aderência ao nylon e outros substratos. Essa solução pode!

SOBRE O AUTOR
Yasmain
Olá sou a redatora chefe desse site. Amo em escrever assuntos sobre carro moto, caminhões e muito mais que tenha. Espero que todos gostem de nossas postagem aqui no site.

RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2024 - Sonho Sobre Roda | Seu Portal De Noticias Automotivo!
Você conheça carro mais caro de 2024? Conhaça nova Suzuki GSX-S1000GX+ 2024 Detalhes da nova Honda Super Cub C125 2024 BMW S 1000 RR 2024: conheça os detalhes dessa nova moto Conheça novo BMW Série 5 2024