Reminiscências de versões do passado VW mantém tradição no festival

VW mantém tradição com veículos de festival e evoca reminiscências de versões do passado

– Edições especiais relacionadas ao Rock in Rio foram concebidas nos anos de 2011, 2013 e 2015;

– T‑Cross The Town é a mais recente iteração exclusiva da marca, parceira do The Town, o eminente festival de música, cultura e arte de São Paulo, programado para setembro.

São Bernardo do Campo (SP) – Celebrar e estabelecer laços com indivíduos por meio de paixões, como música e automóveis, são especialidades da Volkswagen. Ao longo de décadas, a montadora alemã inscreve seu nome na crônica dos festivais por meio de edições especiais exclusivas, que atestam sua participação nesses eventos.

Esse padrão prevaleceu nas edições de 2011, 2013 e 2015 do Rock in Rio, todas elas pautadas em modelos limitados. Agora, como patrocinadora do The Town 2023, a VW apresenta outra criação: o T‑Cross The Town, iteração associada ao evento programado para setembro, na metrópole de São Paulo.

Para celebrar este novo feito, a Volkswagen recorda suas edições especiais ao longo dos anos pretéritos.

Estréia no The Town com T‑Cross

Recém-lançado no mercado, o T‑Cross The Town, produzido na fábrica de Curitiba (PR), toma por base a versão 200 TSI. Nessa edição especial, o modelo incorpora características de série anteriormente restritas a configurações mais abrangentes.


RELACIONADO:

Cuidados com o Câmbio Automático: Maximizando a Performance e Valorização na Revenda

Externamente, o SUVW apresenta esquema de cores bicolor – com coluna C e teto pintados em tonalidade Preto Ninja, da mesma forma que os espelhos retrovisores externos, que são retráteis, a barra de teto e os emblemas “T‑Cross” e “200 TSI”, ambos na tampa do compartimento de carga.

A carroceria pode sair da linha de produção em quatro opções de cores: Preto Ninja, Azul Norway, Cinza Platinum e Prata Pyrit.

As rodas de liga leve, com 17 polegadas, ostentam acabamento diamantado e estão tingidas de preto. O distintivo notório “The Town”, posicionado próximo à linha de cintura, levemente abaixo dos espelhos retrovisores, ornamenta as duas laterais do veículo.

Outros detalhes exteriores notáveis compreendem faróis de neblina em LED e lanternas traseiras em LED, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e uma câmera de ré.

O campeão de vendas no segmento de SUVs também alardeia acabamento interior sem precedentes.

Os assentos são revestidos com couro e exibem costura visível em tom azul. Os apoios de braço frontais são estofados e parcialmente revestidos de vinil. Ademais, o revestimento do teto e das colunas assume coloração mais escura, conferindo um acabamento mais requintado ao T‑Cross.

A tecnologia também permeia o interior da edição especial, fornecendo um cockpit inteiramente digital, a começar pelo painel de 8 polegadas e pelo VW Play de 10,25 polegadas.

Seu visor configurável destaca usabilidade intuitiva, processamento ágil, espaço para armazenamento (10 gigabytes) e a habilidade de atualizar recursos por meio de aplicativos.

Tais características consolidam o VW Play como um êxito notório na imprensa especializada.

A loja exclusiva de aplicativos VW Play Apps viabiliza a instalação de APPs como Spotify e Waze, entre outros, diretamente no VW Play, possibilitando usabilidade mais sofisticada e conveniente. Além disso, duas entradas USB tipo C estão disponíveis no console central.

Em termos de segurança, o modelo ainda contempla o ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) e o AEB (Autonomous Emergency Brake / Frenagem Autônoma de Emergência) como itens de série.

Destaca-se ainda a funcionalidade Start-Stop, que interrompe e retoma o motor automaticamente em paradas do trânsito ou semáforos, economizando combustível e reduzindo as emissões.

Construído sobre a plataforma modular MQB, o SUVW se erige como referência em eficiência e rigidez, conferindo alto patamar de segurança.

Por fim, os adquirentes do T‑Cross The Town são agraciados com um conjunto exclusivo de itens da edição limitada VW Collection The Town: caixa personalizada contendo mochila dobrável com logo VW + The Town, Squeeze de metal e boné.

Rock in Rio trazia trio em 2015

Gol, Fox e Saveiro foram escolhidos para a série Rock in Rio no ano de 2015. O primeiro deles, o Gol Rock in Rio, era baseado na versão Comfortline do modelo.

Equipado com o motor 1.0 Total Flex, ele ostentava um atraente conjunto de equipamentos: sistema de ar-condicionado, direção hidráulica, conjunto elétrico, rodas de 15 polegadas modelo Gobi e pneus 195/55 R15, rádio CD-Player com sistema Bluetooth e portas SD Card, USB e auxiliar, faróis duplos com máscara negra, para-sóis iluminados, alto-falantes e alças no teto.

Sensores de estacionamento traseiro e volante multifuncional revestido de couro com costura vermelha também faziam parte da lista.

A parte externa ostentava faixas adesivas e nomenclatura alusiva ao evento nos para-lamas dianteiros.

Em seu interior o Gol Rock in Rio trazia soleiras das portas dianteiras com aplique alusivo ao festival. Seus bancos possuíam revestimento com tecido exclusivo, apliques em vinil Laminado Preto Titan e costuras vermelhas com pespontos simples, além da etiqueta “Rock in Rio”.

O Fox seguia o mesmo guia de estilo, interna e externamente. Baseado na versão Comfortline, com motor 1.6 MSI, se destacava por trazer rodas de liga leve Colina, de 15 polegadas, grade dianteira com formato de colmeia e pintada em preto brilhante.

Outros detalhes exclusivos passavam pelas lanternas traseiras escurecidas e o defletor traseiro, que complementam o visual externo.

Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen Saveiro recebia os pacotes da linha Rock in Rio. O modelo completou a série, que celebrava os 30 anos do Rock in Rio.

Com base na versão Highline Cabine Dupla, a picape era equipada com o motor 1.6 MSI. Entre os equipamentos de série da versão Rock in Rio estavam ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e sensores de estacionamento traseiros.

A Saveiro Rock in Rio trazia ainda rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi e pneus 195/55 R15.

Fox é protagonista em 2013

A parceria entre VW e Rock in Rio regressou em 2013 e o Fox foi selecionado como o modelo que celebrava a participação da marca alemã no festival carioca.

Na ocasião, o Fox Rock in Rio esteve disponível por seis meses e exibiu um visual mais roqueiro que nunca: faixas exclusivas adornavam as laterais, aplicadas nas bases das portas, retratando a silhueta de uma guitarra.

O veículo, impulsionado pelo motor consagrado 1.6 Total Flex, também trazia rodas de liga leve de 15 polegadas.

Na parte externa, o hatch “alto” apresentava grade dianteira em formato de colmeia, enquanto a carroceria podia ser pintada em tonalidades sólidas, como Branco Cristal, Vermelho Tornado e Preto Ninja, ou matizes metálicas como Azul Night e Prata Sargas.

Os espelhos retrovisores externos, com repetidores de seta, ostentavam capa “Chrome Effect”. Para completar o visual, a inscrição “Rock in Rio” figurava na tampa do compartimento de carga e acima das caixas das rodas dianteiras.

Gol e Fox Rock in Rio 2011

A estreia veio com grande estilo: uma série especial inédita, englobando dois modelos distintos, foi desenvolvida pela Volkswagen para celebrar a décima edição do Rock in Rio, em 2011.

Gol e Fox Rock in Rio ostentavam acabamento inspirado pelo festival e vinham de fábrica com vasto conjunto de equipamentos que os convertiam em opções atrativas de compra.

Dirigidos ao público jovem, os dois modelos especiais eram personalizados tanto no interior quanto no exterior.

Em sintonia com as cores do evento, Gol e Fox Rock in Rio eram oferecidos nas tonalidades Azul Boreal e Branco Cristal, sendo que diferentes nuances de vermelho caracterizavam cada um dos modelos: Flash para o Gol e Tornado para o Fox.

No quesito motorização, o Gol Rock in Rio incorporava o motor 1.0 Total Flex. Chegando às concessionárias com rodas de liga leve de 14 polegadas de design Alameda, em tonalidade Cinza Ubatuba.

Já o Fox Rock in Rio era impulsionado pelo motor Total Flex de 1.6 litro e ostentava rodas de liga leve com 15 polegadas e design Tribal, também na tonalidade Cinza Ubatuba.

O ponto alto na lateral de ambos os modelos era a ampla faixa adesiva que percorria as duas portas, na parte inferior.

De modo original, além do logotipo Rock in Rio, a faixa ousava incluir uma cena inédita em silhueta, tipicamente de um show de rock, retratando a interação da plateia.

A coluna B dos veículos estava envolta por uma faixa adesiva preta e, no Gol, a faixa inferior sob as portas exibia acabamento em preto fosco.

A dianteira do Gol Rock in Rio também se sobressaía com um friso cromado no para-choque, e faróis escurecidos, tal qual no Fox.

Na traseira, destacavam-se as lanternas, igualmente escurecidas, e uma faixa preta entre os refletores, na parte inferior.

Outros adesivos pretos eram dispostos na tampa traseira e na região da placa.

A série Rock in Rio se distinguiu no interior por meio dos bancos exclusivos, com tecido malharia Rock cinza. Os assentos dianteiros possuíam logotipos vermelhos bordados no encosto e, nas laterais, uma guitarra em silhueta, em tom azul.

O teto e as colunas foram escurecidos em cinza Antracite, conferindo ambiente mais aconchegante e simultaneamente esportivo.

Detalhes internos, como os aros das entradas de ar e a moldura ao redor da alavanca de câmbio, eram em vermelho, e até mesmo o cinzeiro removível continha logotipo na tampa – uma peça que, ocasionalmente, poderia ser usada fora do veículo, como suporte para lápis ou objeto decorativo.

Além de desfrutarem de um veículo único, os compradores da série Rock in Rio obtinham uma vantagem extra, que certamente agradava aos fãs do rock’n roll no início dos anos 2010: uma senha exclusiva, que possibilitava baixar músicas ao vivo gravadas durante o evento por meio da internet.

A série especial Rock in Rio, lançada em 2011, esteve disponível por apenas três meses e teve produção limitada a 900 unidades mensais do Gol e 350 do Fox.

Bônus track: Gol Rolling Stones

Não se tratava de um festival, mas sim de um show inesquecível que aconteceria em 1995, quando a Volkswagen lançou o Gol Rolling Stones.

O carro marcava o início das apresentações mundiais da famosa banda inglesa, que também passaria pelo Brasil. Àquela altura, o Gol ostentava o título de carro mais vendido do Brasil pelo oitavo ano consecutivo, e recebeu o nome do grupo e o tema “Voodoo Lounge”, em referência à turnê que dava título ao 22º álbum dos Stones.

Baseado na versão CLi e equipado com motor 1.6, o Gol apresentava características de conforto interessantes: sistema de aquecimento interno, desembaçador e lavador para o vidro traseiro, vidros verdes e pára-brisa degradê, volante de direção com revestimento espumado, preparação para sistema de som, com antena no pára-brisa e toca-fitas Volksline.

O carro também era acompanhado por uma fita cassete do álbum dos Rolling Stones, “Voodoo Lounge”.

As opções de cores incluíam Vermelha Sport, preta Ametista perolizada, branca Geada e azul Ametista perolizada.


RELACIONADO:

Pirelli Scorpion MS: o inovador pneu All Season para SUVs premium

A série Rolling Stones trouxe ao Brasil o êxito da estratégia da Volkswagen Alemanha de usar a popularidade de bandas de rock famosas para fortalecer a imagem da marca entre o público jovem. Em 1992, com o Golf Gênesis, a matriz alemã inaugurou a série especial focada em grupos musicais.

Dois anos mais tarde, o Golf Pink Floyd marcou a segunda incursão da Volkswagen nessa abordagem.

Acervo da Volkswagen do Brasil

Presente na vida, no coração e na garagem dos brasileiros há sete décadas, a Volkswagen do Brasil é a principal fabricante de automóveis do país, com mais de 25 milhões de veículos produzidos, além de ser a maior exportadora do segmento automobilístico brasileiro, com mais de 4,17 milhões de unidades embarcadas.

Mais de 200 mil colaboradores contribuíram para o êxito da Volkswagen do Brasil ao longo desses 70 anos.

A marca oferece um portfólio completo de veículos que se destacam por sua segurança, alta tecnologia, design, conectividade e inovação.

No Brasil, a Volkswagen possui quatro fábricas

Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), onde são produzidos os veículos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro

Taubaté (SP), onde são fabricados o Polo Track e o Novo Polo

São José dos Pinhais (PR), sede da produção do T-Cross

Unidade de motores em São Carlos (SP).

A Volkswagen do Brasil também mantém um Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo (SP) e 478 concessionárias, cobrindo todos os estados brasileiros. Constantemente avançando em termos tecnológicos, a empresa investe de forma contínua em mobilidade sustentável, conectividade e digitalização como áreas estratégicas.

Tags
SOBRE O AUTOR
Yasmain
Olá sou a redatora chefe desse site. Amo em escrever assuntos sobre carro moto, caminhões e muito mais que tenha. Espero que todos gostem de nossas postagem aqui no site.

RELACIONADOS

Deixe seu comentário

© 2024 - Sonho Sobre Roda | Seu Portal De Noticias Automotivo!
Você conheça carro mais caro de 2024? Conhaça nova Suzuki GSX-S1000GX+ 2024 Detalhes da nova Honda Super Cub C125 2024 BMW S 1000 RR 2024: conheça os detalhes dessa nova moto Conheça novo BMW Série 5 2024